Um dos pontos essenciais para a resolução dos conflitos, é o desenvolvimento de uma comunicação. A forma como você e o outro se comunicam é um alicerce da relação, sendo instrumento que permite a compreensão e o entendimento.

Ao se comunicar com o outro, existe a possibilidade do encontro e da troca dentro dessa relação. E existem algumas formas mais assertivas de se comunicar para a resolução de conflitos dentro dos relacionamentos, alguns dos aspectos que podemos pensar são:

  1. Escute atentamente o que o outro está dizendo, sem interromper ou julgar. A escuta ativa é essencial para a compreensão.
  2. Em vez de culpar o outro por algo, tente falar sobre como você se sente sobre a situação.
  3. Evite generalizações como “sempre” ou “nunca”, esses extremos podem fazer com que a pessoa que você está se comunicando se sinta acusado e se coloque na defensiva.
  4. Não espere que um problema aconteça para se comunicarem, demonstre interesse, faça perguntas sobre o dia a dia ou compartilhe experiências pessoais dentro da relação.
  5. Conflitos nos relacionamentos são normais, é importante estar disposto para encontrar uma solução juntamente com aquela outra pessoa.

Construir repertórios e novas perspectivas para uma comunicação assertiva é essencial para se ter relacionamentos mais saudáveis. Para isso, é preciso também investir em seu desenvolvimento individual, buscando seu autocuidado. Nesse momento, pedir ajuda de um profissional poderá facilitar a busca de uma comunicação assertiva, como também aprender a lidar com os conflitos e compreender suas próprias emoções, contribuindo assim, para a transformação de suas relações interpessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *