Como lidar com a ansiedade?

A ansiedade é uma emoção inata do ser humano, e precisamos primeiro diferenciar essa ansiedade, que é uma resposta natural do corpo, da ansiedade considerada patológica, que acaba por prejudicar várias áreas da vida e da rotina.

Alguns dos pontos que precisamos pensar para lidar melhor com a ansiedade, e que será trabalhado durante o processo terapêutico é:

  1. Resgatar e Identificar em qual contexto, quais sintomas e com qual intensidade essa ansiedade aparece, para assim reconhecer de que forma ela está interferindo no seu dia a dia e sua origem.
  2. Um dos sinais presentes na ansiedade são os pensamentos ansiosos, e os nossos pensamentos são compostos pela nossa história e pelas experiências vivenciadas. É necessário compreender o que compõe esses pensamentos ansiosos, para refletirmos e construirmos formas de lidar melhor com eles.
  3. Identificando esses pensamentos e o contexto em que os cerca, podemos construir maneiras mais assertivas e saudáveis para lidar com as situações adversas, e com aquilo que causa medo e insegurança.